quarta-feira, 20 de abril de 2011

Plano de Manejo: O desmatamento legal!

Desde que foi implantado em 2003, o (Plano de Manejo Florestal) ainda não disse a que veio, ou melhor, disse sim, veio para acabar, mas de forma "legal" o que resta das matas brasileiras. O Que mais intriga é que o projeto para a criação do manejo florestal foi sugerido pelo IBAMA em 1998.



Mas a tal proposta só veio a ser regulamentada em 2002 com a IN/2002. Em 2003, a Secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) estabelecem um convênio de cooperação como a instituição, objetivando a descentralização da gestão dos recursos florestais. Na teoria, o plano de manejo florestal sustentável é lindo!



Em alguns locais onde o plano foi implantado até funciona. Mas em regiões como o Norte brasileiro, onde concentra a ‘Floresta Amazônica’, o programa é um pesadelo para a mata. A floresta Nacional do Jamary, em Rondônia foi à primeira extensão de terra no Brasil a ganhar licitação para a retirada de madeira da reserva. Nesse caso a autorização para a retirada partiu de Brasília, o que coloca em dúvida a quem a licitação vai beneficiar.


Nesse aspecto deve-se observar que o programa é chamado de (Plano de Manejo Florestal Sustentável). No documento de criação leva-se em conta o ‘homem da floresta’ como o principal beneficiário. O problema é que o pobre ‘beradeiro’ não passa de um testa de ferro para esconder os verdadeiros donos do manejo.


O governo não esta nem um pouco preocupado com o homem do campo e se ele irá sobreviver colhendo os restos de “coquinhos ou pedaços de madeiras” caídos ao chão. Não é isso o que importa aos "grandes". O que eles querem é o que esta de pé, são as árvores e de preferência aquelas que levaram séculos para chegarem ao seu tamanho original.


Plano de manejo florestal, caro amigo, é conversa para acalmar ONG’s (Organizações não Governamental) que também não passam de empresas capitalistas. Não estou aqui generalizando e nem afirmando que todos que participam dessas organizações fazem parte da cozinha. Eco - chatos como são conhecidos os ‘ongueiros’ ambientais até lutam por uma boa causa. O imbróglio são os seus patrões que visam o dinheiro oferecido a eles para não chatearem a cabine de comando em Brasília.


Amigos, não se enganem e nem passem por despercebidos. Plano de Manejo é conversa pra boi dormir e nem isso porque hoje o gado perde cada vez mais espaço para a plantação de outras culturas. O século XXI é totalmente de mudanças climáticas. A natureza todos os dias cobra o desrespeito causado a ela. Os milhares de mortos pelas catástrofes ambientais no mundo não são os culpados, e sim aqueles que elegemos para lutar pelos nossos direitos.


Os ricos, os grandes latifundiários e os donos de megas - fazendas e de indústrias. Pessoas que você talvez nem conheça, mas que estão envolvidas na morte de um parente ou filho seu! Pense nos seus atos! Porque como diz a lei de Newton: Para toda ação sempre existirá uma reação.





Emerson Barbosa - Rondônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário